Por Gisela Arnaud
Com origem na Asia e África, o Millet é um tipo de cereal muito rico em nutrientes. Ótima opção para substituir o arroz, as massas e batatas, com a vantagem de ser fonte de cálcio, fósforo, magnésio, folato e aminoácidos. Também conhecido como Painço, o Millet é muito fácil de preparar e extremamente versátil.
Hoje a receita é de Tabule, mas podes usar a tua criatividade em preparos variados, como acompanhamento para saladas, por exemplo. Vale experimentar!
Ingredientes
ou1 chávena de Millet seco
ou4 colheres de sopa de salsa crua batida na faca (não precisa picar muito)
ouUm punhado de hortelã fresca cortada com as mãos
ou1/2 unidade de pepino cru com casca cortado em pedaços pequenos
ou1 unidade, tipo alongado/xuxa de tomate cru, firme e sem sementes
ou1 unidade média de cebola
ou100 gramas de queijo Feta (opcional)
Preparação
1.
Lave bem e deixe o Millet em demolho na noite anterior, troque a água 2 ou 3 vezes durante a manhã antes de cozinhar 2.
Escorra o Millet, lave bem e cozinhe em 2 chávenas de água já a ferver. Junte o alho batido e a cebola cortada em pedaços pequenos (ou a gosto)3.
Deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos (pode variar de acordo com a potência do lume). Caso a água seque e ainda queira um pouco mais macio, pode desligar e deixar na panela tampada por mais 5 ou 10 minutos4.
Enquanto o Millet estiver a ferver, corte o hortelã, a salsa, o pepino e o tomate em pedaços bem pequenos5.
Retire o Millet da panela quando atingir o ponto desejado e despeje em uma travessa para arrefecer um pouco. Solte os grãos com um garfo.6.
A seguir, acrescente os demais ingredientes, 2 colheres de sopa de azeite, sal e ervas aromáticas (queijo feta cortado em lascas opcional)7.
Decore o prato e sirva a seguir8.
Pode ser armazenado em frigorífico por 2 ou 3 dias9.
Obs: Esta é apenas uma sugestão de preparo pois, assim como a quinoa e o arroz, o millet pode funcionar muito bem como base para outras saladas (ver sugestões aqui no site em Receitas Gisela Arnaud) ou como um acompanhamento simples.