A decisão de realizar o treino aeróbico antes ou depois da musculação depende dos seus objetivos e do tipo de treino. Por isso, aqui vão algumas orientações da sua Nutri:
1. Se o seu objetivo é o Ganho de Massa Muscular: Aeróbico depois da musculação é a melhor escolha!
➡ Isso porque durante a musculação, você precisa de energia para levantar cargas e estimular o crescimento muscular. Fazer o aeróbico antes pode comprometer sua força e desempenho no treino de força.
➡ Além disso, realizar o aeróbico após a musculação ajuda a usar a gordura como fonte de energia, uma vez que os estoques de glicogênio (forma que a glicose é armazenada no corpo) já estarão reduzidos.
💡 AULINHA IMPORTANTE: O glicogênio é formado a partir da glicose que vem através da alimentação. E a glicose é a primeira fonte de energia do nosso corpo. Quando esse estoque está esgotado (você usou ele durante o treino de força), seu corpo começa a usar a gordura corporal como a segunda fonte de energia (logo acontece a queima da gordurinha corporal que incomoda tanto)!
2. Se o seu objetivo é Emagrecimento ou Condicionamento Cardiovascular: você pode optar por aeróbico antes ou depois da musculação, mas com algumas diferenças:
➡ Antes: Ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular e a "aquecê-lo" para a sessão de musculação. É útil se o foco for melhorar a resistência cardiorrespiratória.
➡ Depois: Potencializa a queima de gordura, já que o treino de força esgota os estoques de glicogênio (lembra da aulinha), permitindo que o corpo use mais gordura durante o aeróbico.
3. Se o seu foco é na Performance Aeróbica (Corrida, Ciclismo, etc.): prefira o aeróbico antes da musculação
➡ Nesse caso, priorize o treino que está alinhado com o seu objetivo. Se você busca melhorar seu desempenho em esportes de resistência, comece com o aeróbico para garantir energia máxima.
4. Caso Combine os Dois Treinos no Mesmo Dia:
➡ Aeróbico leve (aquecimento): 5-10 minutos antes da musculação, independentemente do objetivo. Isso ajuda a ativar o sistema cardiovascular e preparar os músculos.
➡ Evite aeróbicos intensos e longos (acima de 45 minutos) próximos ao treino de musculação para evitar fadiga excessiva.
E aí, você sabia dessas diferenças?
O conhecimento é essencial para uma melhor performance. 💡