Blog deKaryne Marvila

Nutricionista · 22103250

Nutrindo além da estética!

Aprendendo a ler os rótulos

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Para se fazer boas escolhas de alimentos, é imprescindível a leitura correta dos rótulos. Vocês concordam que às vezes os rótulos são confusos e difíceis de entender?

A tabela nutricional oferece informações sobre a quantidade total do produto ou apenas uma parte dele, isso depende do alimento em questão. É importante estar atento e identificar as informações no topo da tabela. O valor indicado como %VD corresponde à quantidade daquele nutriente que, em média, é indicado para o consumo por dia de uma pessoa.

A lista de ingredientes está descrita em ordem decrescente. Ou seja, a quantidade dos alimentos segue a sequência do que está em maior quantidade para o de menor quantidade.

Um alimento que gera a maior confusão neste quesito são os produtos vendidos como integrais (em especial o pão). Na maioria das vezes, este tem como o primeiro ingrediente da lista a FARINHA BRANCA, deste modo, a farinha de trigo integral não está em maior quantidade. Quando isso acontece, o pão não é 100% integral. Viu só como a indústria nos engana?

O rótulo do produto é uma grande ferramenta a qual temos acesso. Explorá-la é um hábito que deve ser criado, para que você tenha autonomia de fazer suas próprias escolhas.

Vamos praticar?

1) Pegue um alimento com rótulo que esteja mais próximo de você.

2) Tente interpretar o rótulo, avalie o %VD, a porção, a quantidade de calorias e etc.

Faça isso e fique craque na leitura de rótulos dos alimentos!

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Karyne Marvila
Karyne Marvila
Nutricionista · 22103250
Nutrindo além da estética!