Blog deTelma Silva

Nutricionista · 3751N

Alio o melhor dos dois mundos, a Nutrição e o Desporto! E quero ajudar-te a atingires os teus objetivos

Contactar

SABIAS QUE DEVÍAMOS COMER LEGUMINOSAS TODOS OS DIAS?

segunda-feira, 28 de março de 2022

Segundo a roda dos alimentos deveríamos comer cerca de 1 a 2 porções por dia. Uma porção corresponde a cerca de 3 colheres de sopa de leguminosas secas/frescas em cozinhado (80g).

No meu parecer este consumo está muito longe do praticado, daí fazer todo o sentido explicar-vos porque são elas tão importantes. Para além de serem amigas do ambiente, são muito ricas nutricionalmente, tendo propriedades benéficas para a saúde de quem as consome.

São uma ótima fonte proteica, cerca de 20 a 25% do seu total, contendo boas quantidades de lisina (um aminoácido essencial). No entanto é uma proteína de baixo valor biológico e quando optamos por alimento de base vegetariana esta deve ser conjugada com outros alimentos, como cereais ou outras leguminosas, para se aproximar mais de fontes animais, que contêm todos os aminoácidos essenciais (alto valor biológico). Fornecem também hidratos de carbono, grande parte de absorção lenta, como o amido.

Contêm ainda outros hidratos não digeríveis pelo nosso organismo, que servem para alimentar as bactérias da nossa flora intestinal, ajudando a regular o trânsito intestinal.

Já para não falar do seu teor em fibra, que permite que fiquemos saciados durante mais tempo. Muito ricas em vitaminas do complexo B, e ao nível dos minerais são fontes de ferro, zinco, magnésio, potássio e fósforo. Também são conhecidas pelo seu teor em antioxidantes.

Exemplos de leguminosas são: feijão, grão, lentilhas, ervilhas, chícharo, favas, tremoços.

Tenham em atenção o teor de sal quando compradas enlatadas. Podem passá-las por água para retirar o excesso, ou reduzirem no sal adicionado nos restantes alimentos consumidos nessa refeição. Outra solução, cozê-las em casa. Para além de todos estes benefícios têm também um baixo custo.

De que estás à espera para incluí-las mais vezes na tua alimentação?

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Telma Silva
Telma Silva
Nutricionista · 3751N
Alio o melhor dos dois mundos, a Nutrição e o Desporto! E quero ajudar-te a atingires os teus objetivos
Contactar