Blog deValter Santos

Nutricionista · 84572/P

Nutrição sob medida para sua saúde e bem-estar.

Pimentas e o Risco de Câncer: Uma Análise dos Efeitos Picantes na Saúde

segunda-feira, 17 de março de 2025

O consumo de pimentas, especialmente as variedades extremamente picantes, pode acarretar certos riscos à saúde. Embora a capsaicina, principal composto ativo das pimentas, ofereça benefícios como propriedades anti-inflamatórias e efeitos positivos no metabolismo, seu consumo excessivo ou em condições específicas pode trazer consequências adversas.

De acordo com Ao et al. (2022), existe uma correlação entre o consumo de alimentos picantes e riscos aumentados de cânceres do trato digestivo, como câncer de esôfago, estômago e vesícula biliar, especialmente em populações e regiões onde o consumo de pimentas é particularmente elevado. Esses riscos podem ser influenciados por fatores como hábitos alimentares gerais, preparação dos alimentos e suscetibilidades genéticas.

Além disso, eventos adversos graves, embora raros, foram documentados em casos extremos. Arens et al. (2016) relataram um episódio de ruptura esofágica após a ingestão de uma pimenta extremamente forte, conhecida como "Ghost Pepper". Este caso destaca o potencial de situações extremas que podem ocorrer devido ao impacto fisiológico da alta concentração de capsaicina, que pode levar a reações violentas, como vômitos intensos, dor e até mesmo danos físicos ao trato digestivo.

Esses riscos são amplificados em indivíduos com condições pré-existentes, como refluxo gastroesofágico ou doenças estomacais, e na ingestão de pimentas de alta intensidade, como a Carolina Reaper, uma das mais ardentes do mundo, com centenas de milhares de unidades de calor Scoville.

Embora o consumo moderado de pimentas geralmente seja seguro e até benéfico, é importante que pessoas sensíveis à capsaicina ou com histórico de problemas gastrointestinais exerçam cautela, especialmente ao experimentar variedades extremamente picantes. 


Referências:

Ao et al . Spicy Food and Chili Peppers and Multiple Health Outcomes: Umbrella Review. Mol Nutr Food Res. 2022 Dec;66(23)

Arens et al. Esophageal Rupture After Ghost Pepper Ingestion. J Emerg Med. 2016 Dec;51(6):e141-e143.

Atinja os seus objetivos com o melhor acompanhamento!
Valter Santos
Valter Santos
Nutricionista · 84572/P
Nutrição sob medida para sua saúde e bem-estar.