O café da manhã é considerado uma Refeição Principal e por isso deve-se ter uma composição alimentar completa.
Ou seja, com fonte de proteína, carboidrato, gordura boa, vitaminas e minerais (frutas e vegetais). Contudo, quando entregamos esse tipo de nutrientes para o nosso organismo, quebramos o jejum da melhor maneira possível.
PROTEÍNA
Além de reparar diversos tecidos humanos como ossos e músculos que são feitos de proteína. Também são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína). Devido a sua digestibilidade lenta, a proteína também sacia a fome por mais tempo, podem levar de 2 a 4 horas para serem digeridas. Sendo assim, ovos, por exemplo, podem levar de 120 a 180 minutos, em média, para ter sua digestão feita pelo corpo. Uma excelente estratégia nutricional para controlar a saciedade de pessoas que possuem o comportamento "beliscador".
CARBOIDRATO
O carboidrato têm como principal função o fornecimento de energia para que possamos respirar, pensar, caminhar, correr, digerir, entre outras funções importantes que o organismo exerce diariamente. Não se deve restringir esse nutriente. Porém, a escolha das fontes de carboidratos de qualidade fazem com que o funcionamento do organismo seja melhor, trazendo qualidade de vida e o não surgimento de DCNT - Doenças Crônicas Não Transmissíveis como por exemplo: Diabetes tipo II, Hipertensão, Câncer e Alzheimer.
GORDURA BOA
A gordura é muito importante para a produção de energia, é um elemento indispensável para o funcionamento do cérebro e a produção de alguns hormônios. Porém, consumir em excesso pode aumentar o colesterol ruim. Procure ingerir o tipo de gorduras boas: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, manteiga ghee, ômega 3 (cápsula) e banha de porco. E diminua o consumo das gorduras consideradas ruins (transgênicas): óleo de soja, óleo de canola, óleo de girasol, óleo de milho e margarina.
VITAMINAS E MINERAIS
São nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, e devem ser consumidos por meio da alimentação. As principais funções das vitaminas e minerais são: Manutenção das funções biológicas do organismo, participação no metabolismo, sintetizando enzimas e outras moléculas, reforço do sistema imunológico, proteção celular manutenção da barreira epitelial e absorção de nutrientes. Encontrados facilmente em frutas, verduras, legumes, leite e carnes.
Entregar o máximo de nutrientes para o organismo todos os dias, traz por consequência o auxílio na manutenção das funções biológicas do organismo, que refletem no processo de metabolização de qualidade, resultando em saúde, qualidade de vida e bem-estar.