Apesar do nome fora do habitual, sou portuguesa, nascida em Portugal mas filha de pais brasileiros. Vivi toda a minha infância em Leiria e, aos 15 anos, mudei-me para o Porto, onde vivo atualmente.
Neste momento, dou consultas em Leiria e no Porto e trabalho com o propósito de ajudar pessoas que estejam a passar pelos problemas que eu conheço na primeira pessoa.
Muitas vezes senti que ninguém me conseguia ajudar e, apesar de ter tido problemas com a alimentação e com o peso desde muito pequena, nunca deixei de ter a saúde como uma prioridade. Ainda na faculdade cheguei a procurar ajuda médica e, por ter sido julgada por ser estudante de nutrição e não ser capaz de melhorar a minha alimentação, acabei por me afastar dos cuidados de saúde.
Nunca deixei de me preocupar com a minha saúde e procurei sempre fazer o melhor que podia dentro da minha realidade e é nesse ponto que sinto que posso fazer a diferença pois agora, enquanto nutricionista, acredito que a consulta de nutrição não deve ser um espaço de julgamento mas de acolhimento e de trabalho conjunto.
Um nutricionista é capaz de integrar todas as variáveis que rodeiam a alimentação, não ignorando as perceções do paciente sobre o seu próprio corpo e sobre os comportamentos alimentares que desenvolveu ao longo de anos. Precisamos entender que existe valor nos alimentos além da questão fisiológica e que o prazer ligado à comida também deve ser respeitado.
É essencial refletir sobre o porquê e sobre como as pessoas comem (as crenças, pensamentos e sentimentos sobre a comida) e não só sobre o que comem, para ajudá-las a compreender a relação entre as suas emoções e as suas escolhas alimentares.
A minha consulta não se baseia na prescrição de um plano alimentar, mas num processo que vai além do básico e envolve questões de reflexão, considera o contexto envolvente, trazendo sugestões de melhoria, guiando planos e objetivos e promovendo mudanças reais de comportamento.
Cozinhar os espinafres em água e sal por alguns minutos até descongelarem
Escorrer os espinafres, espremendo bem contra a peneira para retirar o máximo de água possível
Numa taça colocar o queijo de barrrar, os espinafres e uma pitada de alho em pó (opcional)
Triturar com uma varinha até obter uma pasta cremosa e bem verdinha
Dourar a avelã no forno a 180º
Processar até virar manteiga, limpando os cantos do processador para acelerar o processo
Adicionar o chocolate em pó ou o chocolate derretido (colocar no microondas uns segundos)